Aplicação do estudo de minerais pesados à caracterização dos depósitos da Bacia de Alvarães e Bacia do rio Lima (NW de Portugal)

Estudaram-se os minerais pesados, na fração entre 500 a 62 µm, dos depósitos fluviais Pilo-Quaternários (?) da bacia de Alvarães e da bacia do rio Lima. Os minerais presentes sao provenientes principalmente de granitos e rochas silúricas metamorfizadas. Os sedimentos da bacia do rio Lima apresentam...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, M. I. Caetano (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 1993
Assuntos:
Texto completo:https://hdl.handle.net/1822/78657
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78657
Descrição
Resumo:Estudaram-se os minerais pesados, na fração entre 500 a 62 µm, dos depósitos fluviais Pilo-Quaternários (?) da bacia de Alvarães e da bacia do rio Lima. Os minerais presentes sao provenientes principalmente de granitos e rochas silúricas metamorfizadas. Os sedimentos da bacia do rio Lima apresentam maior frequência em andalusite, individualizando-se os depósitos das duas margens pelo conteúdo em minerais opacos. Os da margem direita deste rio mostram grande influência de materiais locais sujeitos a transporte curto, enquanto que os da margem esquerda e da bacia de Alvarães resultam da mistura de sedimentos sujeitos a transporte Assis longo.