FIFA 11+ para a Prevenção de lesões em jogadores de futebol: revisão de revisões

O objetivo desta revisão de revisões é aferir se o FIFA 11+ é eficaz na prevenção de lesões no futebol. Foi feita pesquisa de revisões sistemáticas publicadas após 2014 nas bases de dados PubMed e PEDro. As revisões foram avaliadas através da checklist AMSTAR. No total quatro revisões sistemáticas f...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinto, João (author)
Outros Autores: Direito-Santos, Bruno (author), Lobo, Ricardo (author), Gustavo, Diogo (author), Carvalho, Paulo (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.22/20420
País:Portugal
Oai:oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20420
Descrição
Resumo:O objetivo desta revisão de revisões é aferir se o FIFA 11+ é eficaz na prevenção de lesões no futebol. Foi feita pesquisa de revisões sistemáticas publicadas após 2014 nas bases de dados PubMed e PEDro. As revisões foram avaliadas através da checklist AMSTAR. No total quatro revisões sistemáticas foram incluídas, três delas com meta-análise. A qualidade da evidência encontrada é de moderada a elevada qualidade. Conclui-se que existe moderada a elevada evidência de que a utilização do protocolo FIFA 11+ reduz o número de todas as lesões totais e das lesões específicas do membro inferior.