Relação entre atitudes sexuais, conhecimentos e atitudes sobre VIH/Sida na orientação sexual

As atitudes e os conhecimentos face à sexualidade não se têm mantido constantes ao longo do tempo. Neste sentido, investigou-se que relação existe entre conhecimentos sobre a transmissão do VIH/Sida, as atitudes sexuais e as face aos portadores do VIH/Sida, em estudantes universitários. Pretende-se...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Reis,Marta (author)
Other Authors: Ramiro,Lúcia (author), Matos,Margarida Gaspar de (author), Diniz,José Alves (author), Simões,Celeste (author)
Format: article
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862013000100009
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S1645-00862013000100009
Description
Summary:As atitudes e os conhecimentos face à sexualidade não se têm mantido constantes ao longo do tempo. Neste sentido, investigou-se que relação existe entre conhecimentos sobre a transmissão do VIH/Sida, as atitudes sexuais e as face aos portadores do VIH/Sida, em estudantes universitários. Pretende-se ainda avaliar como os conhecimentos e atitudes se relacionam com a orientação sexual. Administraram-se 3278 questionários a 993 homens e 2285 mulheres. Os resultados demonstram que a maioria é sexualmente ativa, teve a primeira relação sexual aos 16 anos. Encontraram-se diferenças estatisticamente signficativas entre a orientação sexual: os homossexuais iniciam a vida sexual antes dos heterossexuais, estes apresentam uma atitude sexual mais positiva do que os bissexuais e por sua vez os homossexuais apresentam uma atitude menos discriminatória face aos portadores do VIH/Sida do que os bissexuais. Para a vivência da sexualidade ser positiva é crucial apostar na educação sexual como estratégia da saúde sexual e reprodutiva.