Trabalho Livre nº 04 - Terapia de Pressão Negativa em Duas Fases na Ferida Traumática: a propósito de um caso clínico

A terapia por pressão negativa consiste na criação de pressão negativa no leito da ferida com a finalidade de reduzir o edema do tecido, remover o excesso de fluídos e bactérias, melhorar a circulação local permitindo um aumento do fluxo sanguíneo, remover o tecido desvitalizado e favorecer o cresci...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mourato, Beatriz (author)
Outros Autores: Fialho, Guilherme (author), Agostinho, Susana (author), Filipe, Vanessa (author), Romero, Miguel Angel Romero (author)
Formato: other
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/32636
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32636
Descrição
Resumo:A terapia por pressão negativa consiste na criação de pressão negativa no leito da ferida com a finalidade de reduzir o edema do tecido, remover o excesso de fluídos e bactérias, melhorar a circulação local permitindo um aumento do fluxo sanguíneo, remover o tecido desvitalizado e favorecer o crescimento do tecido de granulação e deste modo acelerar o processo de cicatrização. Assim, a sua aplicação sobre feridas complexas está comprovada por diversos estudos internacionais. Já sua utilização sobre enxertos tem vindo a ser documentada e recomendada por diversos estudos, sendo no entanto aconselhável o uso de valores menores de pressão negativa.