Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado

As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Tiago M. (author)
Outros Autores: Costa, M.J. (author), Marinho, D.A. (author), Garrido, N. (author), Silva, A.J. (author), Queirós, Telma Maria Gonçalves (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/6960
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6960
Descrição
Resumo:As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das mais complexas de ensinar por manifestas dificuldades coordenativas e/ou cineantropométricas dos alunos. É objectivo deste trabalho propor um modelo taxionómico para o ensino das técnicas simultâneas de nado, apresentar uma selecção de tarefas “alternativas” para o ensino das técnicas em causa, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada uma.