Nova metodologia para o controlo de qualidade de sistemas NSM CFRP durante a cura do adesivo

O presente artigo descreve a aplicação de uma técnica inovadora, denominada EMM-ARM (Elasticity Modulus Monitoring through Ambient Response Method), para a monitorização contínua da cura de adesivos estruturais usados em técnicas de reforço estrutural. Foi realizado um estudo simultâneo de ensaios d...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Granja, José Luís Duarte (author)
Outros Autores: Fernandes, Pedro Miguel Gomes (author), Benedetti, Andrea (author), Azenha, Miguel (author), Sena-Cruz, José (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/31092
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31092
Descrição
Resumo:O presente artigo descreve a aplicação de uma técnica inovadora, denominada EMM-ARM (Elasticity Modulus Monitoring through Ambient Response Method), para a monitorização contínua da cura de adesivos estruturais usados em técnicas de reforço estrutural. Foi realizado um estudo simultâneo de ensaios de arranque direto em provetes de betão reforçados com laminados de CFRP (Carbon Fibre Reinforced Polymer) de acordo com a técnica NSM (Near Surface Mounting) e ensaios EMM-ARM, avaliando a evolução de propriedades/comportamentos desde as primeiras idades. É discutida a relação entre a evolução da rigidez do adesivo e a força de arranque máxima, sendo destacado o potencial da aplicação do EMM-ARM para o controlo de qualidade e como ferramenta de apoio a tomadas de decisão durante o reforço de elementos de betão com a técnica NSM.