Síndrome de Belly Dancer – um desafio diagnóstico

Introdução: A síndrome de Belly Dancer é um distúrbio raro do movimento, caracterizado por contrações involuntárias do diafragma, causando movimentos anormais da parede abdominal. As várias causas descritas incluem trauma, infeções, distúrbios metabólicos ou ingestão de drogas. A causa pode permanec...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Ana Raquel (author)
Outros Autores: Freitas, Ana Cristina (author), Rocha, Felisbela (author), Cardoso, Raquel (author), Fonseca, Paula (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v26.i1.11802
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11802
Descrição
Resumo:Introdução: A síndrome de Belly Dancer é um distúrbio raro do movimento, caracterizado por contrações involuntárias do diafragma, causando movimentos anormais da parede abdominal. As várias causas descritas incluem trauma, infeções, distúrbios metabólicos ou ingestão de drogas. A causa pode permanecer incerta ou ser atribuída a distúrbios psicogénicos. Caso Clínico: Adolescente de 14 anos de idade, sexo feminino, recorreu ao serviço de urgência por movimentos abdominais involuntários, com início uma semana após queda. Apesar desses movimentos anormais, o exame físico era normal. Colocada a hipótese de síndrome de Belly Dancer, realizou neuroimagem que revelou várias lesões vertebrais, incluindo a nível das raízes nervosas de C3 e C4. O tratamento incluiu clorpromazina oral, imobilização com colete de Jewett, repouso e fisioterapia, com melhoria dos sintomas. Discussão: Pela raridade e apresentação clínica incomum, o diagnóstico e respetivo tratamento podem ser tardios. Relatamos um caso com origem traumática e melhoria significativa após estabilização da lesão.