Logística operacional : o equilíbrio entre a externalização da prestação de serviços às unidades do Exército e a manutenção das capacidades logísticas necessárias no TO.

A participação do Exército em missões da Organização das Nações Unidas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, com integração das Forças Nacionais Destacadas, fomenta o fortalecimento de capacidades logísticas necessárias num Teatro de Operações, sendo que algumas remetem para decisões de ex...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Miguel, Mário Sérgio Oliveira (author)
Formato: other
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/41653
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41653
Descrição
Resumo:A participação do Exército em missões da Organização das Nações Unidas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, com integração das Forças Nacionais Destacadas, fomenta o fortalecimento de capacidades logísticas necessárias num Teatro de Operações, sendo que algumas remetem para decisões de externalização. O objetivo da investigação é propor um framework de análise às modalidades de apoio logístico mais adequadas a um Teatro de Operações. Durante a investigação optou-se por uma metodologia sustentada num raciocínio indutivo, assente numa estratégia de investigação mista, adotando como desenho de pesquisa o estudo de caso. Dos resultados obtidos, conclui-se que no Teatro de Operações do Afeganistão a externalização, demonstrou ser uma solução com bons resultados e enormes vantagens. No Teatro de Operações da República Centro Africana, apesar das dificuldades inerentes à projeção de capacidades logísticas próprias e ao emprego de mais recursos, é importante manter a autonomia e independência. Como principal resultado da investigação, propõe-se um equilíbrio entre a externalização e a manutenção de capacidades logísticas necessárias em Teatros de Operações, privilegiando a externalização na função logística serviços e a manutenção de capacidades nas funções logísticas reabastecimento, manutenção e apoio sanitário, podendo recorrer-se à externalização como fonte subsidiária de apoio.