CONTRIBUTO DA CLIMATOLOGIA PARA A RECUPERAÇÃO DA RIBEIRA DA PARDIELA

Todos os afluentes do rio Guadiana em território português são rios temporários de características sazonais que apresentam caudal superficial apenas durante os meses com precipitação. Este tipo de sistemas ocorre naturalmente em regiões de clima Mediterrânico e de clima semi-árido, estando também pr...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Potes, M. (author)
Outros Autores: Salgado, R. (author), Morais, M. (author), Amante, V. (author), Cunha, S. (author), Pires, V. (author), Pedro, A. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/17901
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/17901
Descrição
Resumo:Todos os afluentes do rio Guadiana em território português são rios temporários de características sazonais que apresentam caudal superficial apenas durante os meses com precipitação. Este tipo de sistemas ocorre naturalmente em regiões de clima Mediterrânico e de clima semi-árido, estando também presentes noutras regiões da Europa, normalmente associadas à geologia de características calcárias extremamente permeável. Para preservar e reabilitar estes sistemas é necessário uma abordagem multidisciplinar que permita conhecer o seu funcionamento assim como a evolução das suas características ao longo do tempo.