Validação da Versão Portuguesa (Portugal) do Heterorrelato do PedsQLTM 3.0 Cancer Module

Introdução: A perspetiva dos pais não pode ser ignorada na aferição das experiências pessoais da criança quanto à sua qualidade de vida relacionada com a saúde. O objectivo deste estudo Foi avaliaras propriedades psicométricas da versão portuguesa (Portugal) do Pediatric Quality of Life Inventory TM...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Batalha, Luís Manuel da Cunha (author)
Other Authors: Campos, Diana Catarina Ferreira de (author), Santos, Susana (author), Crespo, Carla (author), Loureiro, Luís Manuel de Jesus (author), Oliveira, Armando Luis Dinis Mónica (author), Canavarro, Cristina (author), Gonçalves, Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Costa (author)
Format: article
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://web.esenfc.pt/?url=RGEy3hgY
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.esenfc.pt:6246
Description
Summary:Introdução: A perspetiva dos pais não pode ser ignorada na aferição das experiências pessoais da criança quanto à sua qualidade de vida relacionada com a saúde. O objectivo deste estudo Foi avaliaras propriedades psicométricas da versão portuguesa (Portugal) do Pediatric Quality of Life Inventory TM Cancer Module, versão heterorrelato, em pais de crianças com 8 a 18 anos. Metodologia: Estudo observacional transversal em que participaram pais de crianças com 8 a 18 anos, com diagnóstico de cancro de dois serviços de oncologia pediátrica. Foram recolhidos dados de caracterização sociodemográfica dos pais e dados clínicos das crianças e utilizada a versão portuguesa (Portugal) do questionário de heterorrelato do Pediatric Quality of Life Inventory 3.0 Cancer Module. A validade de construto foi avaliada pela análise fatorial exploratória e confirmatória e a validade discriminativa pelo teste de Mann-Whitney. Para a fiabilidade foi usado o coeficiente alfa Cronbach e de correlação de Spearman. Resultados: Com a participação de 175 pais, a versão portuguesa (Portugal) do questionário revelou uma estrutura com sete fatores explicando 72% da variância. A análise fatorial confirmatória suporta um ajustamento adequado dos dados obtidos ao modelo teórico (rácio qui-quadrado / graus de liberdade = 2; comparative fit index = 0,87; root mean square error of approximation = 0,08). No total da escala, esta diferencia as crianças em tratamento e fora de tratamento (p < 0,01). A consistência interna é boa (a = 0,88). As correlações entre as subescalas e o total apresentam valores de r = 0,44. Discussão: A versão portuguesa (Portugal) do Pediatric Quality of Life Inventory TM s 3.0 Cancer Module (heterorrelato) é um instrumento que parece válido e fiável para uso na prática clínica e investigação.