Tocar, organizar e criar

O conceito subjacente a este trabalho é a criação de materiais pedagógicos inovadores que promovem um envolvimento experimental, participativo e ativo desde muito cedo (5-6 anos), reunindo jogos, materiais didáticos e atividades lúdicas tradicionalmente usadas no pré-escolar com as novas soluções te...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sylla, Cristina (author)
Outros Autores: Medeiros, Ana Maria (author), Coutinho, Clara Pereira (author), Branco, Pedro (author), Coquet, Eduarda (author), Zagalo, Nelson (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/20897
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20897
Descrição
Resumo:O conceito subjacente a este trabalho é a criação de materiais pedagógicos inovadores que promovem um envolvimento experimental, participativo e ativo desde muito cedo (5-6 anos), reunindo jogos, materiais didáticos e atividades lúdicas tradicionalmente usadas no pré-escolar com as novas soluções tecnológicas interativas. O projeto visa desenvolver e avaliar uma próxima geração de materiais de aprendizagem híbridos - uma plataforma interativa de Manipulativos Digitais, também designados Interfaces Tangíveis, constituída por materiais de baixo custo, habitualmente utilizados no ensino pré-escolar, como sejam papel e cartão. Disponibilizar as ferramentas tecnológicas adequadas a esta faixa etária reforça a aprendizagem, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades criativas. A flexibilidade dos materiais, permite conceber e realizar diferentes tipos de atividades pedagógicas, permitindo uma exploração individual, em pequenos grupos ou envolvendo toda a classe num projeto comum.