Associação entre os níveis de atividade física, a competência motora e a competência percebida em crianças

O objetivo deste estudo foi explorar a direção da associação entre a atividade física (AF) e a competência motora (CM) em crianças, avaliando a possibilidade de a autoperceção da competência como mediadora desta relação. A amostra foi constituída por 115 crianças de ambos os sexos (meninas: n = 50),...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Vitor P. (author)
Outros Autores: Cavaco, Cátia (author), Sousa, José Florêncio (author), Sá, Carla (author), Rodrigues, Luis Paulo (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/12366
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12366
Descrição
Resumo:O objetivo deste estudo foi explorar a direção da associação entre a atividade física (AF) e a competência motora (CM) em crianças, avaliando a possibilidade de a autoperceção da competência como mediadora desta relação. A amostra foi constituída por 115 crianças de ambos os sexos (meninas: n = 50), com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (4,9±0,93). A AF foi avaliada através de acelerometria durante uma semana consecutiva. A CM for avaliada através da banda 1 (faixa etária 3 a 6 anos) da bateria de testes Movement ABC-2. A competência percebida foi avaliada através da adaptação portuguesa da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Aceptance for Young Children. Para estudar a associação entre os níveis de AF, a CM e a competência percebida foram testados vários modelos de equações lineares estruturais. Os modelos testados indicam que qualquer que seja a direção considerada na relação entre a AF e a CM a associação não é significativa. Assim, conclui-se que nas crianças pequenas parece não existir associação entre os níveis de AF e a CM, não havendo também qualquer efeito mediador da competência percebida.