Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Es...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Almeida,Isabel Chaves de (author)
Other Authors: Carvalho,Leonor (author), Ferreira,Viviana (author), Grande,Catarina (author), Lopes,Sandra (author), Pinto,Ana Isabel (author), Portugal,Gabriela (author), Santos,Paula (author), Serrano,Ana Maria (author)
Format: article
Language:por
Published: 2011
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0870-82312011000100006
Description
Summary:Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enqua dramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais-contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensinoaprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto.