A essência do Arbutus unedo: caraterização morfológica e genética do medronheiro de Castelo de Paiva

O medronheiro é um arbusto da região mediterrânica que pode ser encontrada por todo o país. Ao contrário do que verifica na região sul do país, no concelho de Castelo de Paiva é atribuída uma reduzida importância económica a esta espécie. Com o intuito de preservar e potenciar a produção desta espéc...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Madeira, Ana Catarina Soares (author)
Other Authors: Duarte, Ana Cristina Teixeira da Rocha (author), Gomes, Ana Margarete Vieira (author), Vieira, Cristiana Sofia Martins (author), Fernandes, Helena Isabela Pereira (author), Fernandes, Joana Cristina da Rocha (author), Silva, João Carlos Gomes Oliveira (author), Andrade, Liliana Filipa Ferreira (author), Ferreira, Lígia Maria Costa (author), Maioto, Luís Miguel Espincho Duarte da Cunha (author), Carvalho, Miguel Nunes (author), Rocha, Paula Cristina Paiva da (author), Rodrigues, Ricardo Jorge Teixeira (author), Santos, Ricardo Jorge Martins (author), Carmo, Rui Miguel Costa (author), Cardoso, Rui Miguel Pinto (author), Santos, Sara Catarina Nunes da Silva (author), Barbosa, Sara Cristina Martins (author), Silva, Sílvia Mariana Matos (author), Sousa, Tânia Andreia Moreira de (author), Santos, Vânia Andreia Gonçalves dos (author), Cardoso, Marco Aurélio Machado (author)
Format: article
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/12968
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12968
Description
Summary:O medronheiro é um arbusto da região mediterrânica que pode ser encontrada por todo o país. Ao contrário do que verifica na região sul do país, no concelho de Castelo de Paiva é atribuída uma reduzida importância económica a esta espécie. Com o intuito de preservar e potenciar a produção desta espécie e contribuir para a dinamização da economia do concelho, procedeu-se à caracterização morfológica e genética de uma amostra da população de medronheiros de Castelo de Paiva. A caracterização morfológica e genética foi realizada para um total de 10 genótipos. Para tal recolheram-se 70 folhas aleatoriamente em cada árvore. Em 40 folhas mediu-se o comprimento, largura, comprimento do pedúnculo, peso fresco, peso seco e determinou-se a área foliar. Dos caracteres morfológicos analisados, aqueles que se revelaram mais úteis na distinção dos vários genótipos foram: comprimento do pedúnculo, peso fresco e peso seco. As restantes 30 folhas foram utilizadas para a caracterização genética. Esta caracterização foi realizada recorrendo a um marcador de DNA, ISSR. Os 5 primeiros exemplaresutilizados na técnica de ISSR demonstraram-se polimórficos. Os resultados da caracterização genética sugerem que a variabilidade genética na população é média a alta.