Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório

No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano letivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário ―Práticas, percepções e nece...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Maria João (author)
Other Authors: Coutinho, Clara Pereira (author), Guimarães, Fernando (author), Casa-Nova, Maria José (author), Caires, Susana (author)
Format: conferencePaper
Language:por
Published: 2011
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/15958
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15958
Description
Summary:No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano letivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário ―Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning‖ que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato eletrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua atividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas.