Utilização de biomonitorização humana para avaliação da exposição a cádmio na população portuguesa

O cádmio é um metal pesado tóxico e carcinogénico, que representa uma ameaça séria para a saúde humana. A população geral pode encontrar-se exposta ao cádmio por diversas vias e o estudo INSEF-ExpoQuim visou caracterizar a exposição da população portuguesa adulta (28-39 anos ) a este agente químico...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alberto, Ana Rita (author)
Outros Autores: Coelho, Inês (author), Delgado, Inês (author), Gueifão, Sandra (author), Ventura, Marta (author), Silva, Susana (author), Tratnik, Janja Snoj (author), Govarts, Eva (author), Schoeters, Greet (author), Namorado, Sónia (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.18/8400
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.insa.pt:10400.18/8400
Descrição
Resumo:O cádmio é um metal pesado tóxico e carcinogénico, que representa uma ameaça séria para a saúde humana. A população geral pode encontrar-se exposta ao cádmio por diversas vias e o estudo INSEF-ExpoQuim visou caracterizar a exposição da população portuguesa adulta (28-39 anos ) a este agente químico através de um estudo transversal. Este estudo incluiu 295 indivíduos, os quais reponderam a um questionário (dados sociodemográficos, de estilos de vida e possíveis vias de exposição ) e facultaram uma amostra de urina para quantificação de cádmio por espectrometria de massa com plasma indutivo acoplado ( ICP- -MS ). Observou-se uma média geométrica de 0,092 μg Cd/g creatinina [ IC ( 95%): 0,084-0,101 ], apresentando as mulheres valores mais elevados ( 0,103 vs 0,079 ), bem como os fumadores ( 0,135 vs 0,081).