Avaliação simplificada da vulnerabilidade sísmica de construções de taipa do Alentejo

O Alentejo possui um vasto património construído em taipa, apesar de o recurso a esta técnica construtiva ter-se tornado residual nas últimas décadas. Este património tradicional gera alguma preocupação relativamente à sua segurança sísmica, uma vez que esta região apresenta uma perigosidade sísmica...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Rui André Martins (author)
Other Authors: Romanazzi, Antonio (author), Oliveira, Daniel V. (author), Domínguez-Martínez, O. (author), Mendes, N. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/67851
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67851
Description
Summary:O Alentejo possui um vasto património construído em taipa, apesar de o recurso a esta técnica construtiva ter-se tornado residual nas últimas décadas. Este património tradicional gera alguma preocupação relativamente à sua segurança sísmica, uma vez que esta região apresenta uma perigosidade sísmica moderada e as construções em terra são geralmente associadas a uma vulnerabilidade sísmica elevada. Contudo, existe uma falta acentuada de conhecimento sobre o desempenho sísmico das construções tradicionais de taipa do Alentejo, não permitindo concluir sobre a sua estabilidade estrutural.Este trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão da vulnerabilidade sísmica das construções tradicionais de taipa do Alentejo através da aplicação de uma metodologia de avaliação simplificada do comportamento no plano e fora do plano das paredes de uma amostra de vinte edifícios. Esta metodologia incluiu o cálculo de índices geométricos e uma análise cinemática linear simples. O estudo realizado sugere que o comportamento sísmico destas construções beneficia das suas caraterísticas arquitetónicas tradicionais.