Análise dos consumos de água para abastecimento público no Algarve - Município de Tavira. Relatório Final

O presente estudo resulta de uma parceria entre a empresa Águas do Algarve, S.A. (AdA)e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil I.P. (LNEC I.P.). Surge na sequência de estudos realizados anteriormente, no início da exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Algarve (SMAAA),...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Lucas, H. (author)
Other Authors: Viriato, M. (author), Dias, S. (author), Alegre, H. (author), Almeida, M. C. (author), Loureiro, D. (author)
Format: report
Language:por
Published: 2008
Subjects:
Online Access:http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/15189
Country:Portugal
Oai:oai:localhost:123456789/15189
Description
Summary:O presente estudo resulta de uma parceria entre a empresa Águas do Algarve, S.A. (AdA)e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil I.P. (LNEC I.P.). Surge na sequência de estudos realizados anteriormente, no início da exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Algarve (SMAAA), e tem em consideração o Plano de Contingência para o Algarve, aprovado em 2005-03-11, onde está previsto efectuar a caracterização do abastecimento público no Algarve. Dá-se continuidade a esses estudos,agora para o triénio 2002 – 2004, com dados recolhidos nos 16 municípios abrangidos pelo SMAAA. O ano de 2005 não foi incluído no estudo por se ter tratado de um ano atípico,devido à situação de seca extrema ocorrida, sem significado estatístico, e por não estarem ainda disponíveis elementos à data em que as primeiras informações foram solicitadas aos municípios. O contributo dos municípios foi essencial para o sucesso do estudo e materializou-se no fornecimento de uma parte muito significativa da informação de base e na interpretação crítica dos resultados. O presente documento constitui o relatório final do estudo relativo ao município de Tavira. Trata-se de um estudo pioneiro em Portugal, de grande interesse estratégico para a região. Os principais destinatários são os municípios objecto de estudo. Outros importantes destinatários são a própria Águas do Algarve, a Águas de Portugal e a Administração (local, regional e nacional). Afigura-se haver também interesse em que os reguladores do sector (IRAR e INAG) tenham conhecimento dos resultados obtidos. Em termos metodológicos, o estudo tem um interesse mais abrangente, dado poder ser um incentivo e um exemplo para outras regiões. Os resultados do estudo, na sua globalidade, apontam para a necessidade de criar políticas que promovam o conhecimento pormenorizado dos usos e a adequação de tarifas,assegurando a utilização eficiente da água.