Importância da caracterização de germoplasma de variedades tradicionais de tomate para consumo em fresco

O Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), no âmbito da sua missão, recolhe e conserva germoplasma vegetal de espécies silvestres e cultivadas de todo o território nacional, nomeadamente germoplasma de recursos agrícolas, tais como variedades tradicionais de tomateiro. Selecionadas ao longo de...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Martins, Valter (author)
Other Authors: Pinela, José (author), Rocha, Filomena (author), Barros, Lillian (author), Barata, Ana Maria (author), Ferreira, Isabel C.F.R. (author), Carvalho, Ana Maria (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/22093
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22093
Description
Summary:O Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), no âmbito da sua missão, recolhe e conserva germoplasma vegetal de espécies silvestres e cultivadas de todo o território nacional, nomeadamente germoplasma de recursos agrícolas, tais como variedades tradicionais de tomateiro. Selecionadas ao longo de gerações, as variedades tradicionais além da diversidade genética que contêm em si, correspondem a tipos de adaptabilidade às mais diversas condições (e.g. climáticas e edáficas, entre outras) e a preferências de agricultores e consumidores, no que se refere, por exemplo, a particularidades agronómicas, nutricionais, organolépticas e sensoriais. A gestão destes recursos conservados implica diferentes tarefas, entre as quais a caracterização dos acessos mantidos no BPGV, para avaliar a diversidade genética de cada um e descrever as suas principais características morfológicas, químicas e moleculares. Neste trabalho pretendeu-se realizar a avaliação de germoplasma de tomateiro da colecção do BPGV (variedades tradicionais de Solanum lycopersicum L.), no sentido de identificar e descrever a diversidade genética contida nos acessos conservados nesta instituição.