Croma: vol.3, nº6 (Jul./Dez. 2015)

Há um compromisso entre o artista e a sociedade. Não é possível retirar a arte do seu contexto social. Neste projecto, em que se desafiam os criadores a pesquisar a obra de outros criadores, reúnem-se aqueles artigos que melhor demonstram a responsabilidade e a solidariedade entre os criadores e os...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Queiroz, João (author)
Other Authors: López López, Marta (author), Façanha, Ana Cristina Mendes (author), Tedesco, Elaine Athayde Alves (author), Barbosa, Iracema (author), Rampin, Priscila (author), Mello, Regina Lara Silveira (author), De Araújo Santos, Eriel (author), Rey Villaronga, Gonzalo José (author), França, Cláudia Maria (author), Almozara, Paula (author), González Vida, María Reyes (author), Wosniak, Fabio (author), Lampert, Jociele (author), Rojas-Redondo, Carlos (author), Lara-Barranco, Paco (author), Borges, Carlos Eduardo Dias (author), Tomé, Joana (author), Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira (author), Cartaxo, Zalinda (author), Pereira, Teresa Matos (author), Rodrigues, Teresa Palma (author), Resende, Rafael (author), Paim, Cláudia Teixeira (author), Marcondes, Neide (author), Marcondes Martins, Nara Silvia (author), Montoya Hortelano, Josep (author), Delgado, António (author)
Format: other
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10451/48166
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/48166
Description
Summary:Há um compromisso entre o artista e a sociedade. Não é possível retirar a arte do seu contexto social. Neste projecto, em que se desafiam os criadores a pesquisar a obra de outros criadores, reúnem-se aqueles artigos que melhor demonstram a responsabilidade e a solidariedade entre os criadores e os seus pares sociais. São obras, artistas, projetos, plataformas de intervenção, projetos que enfatizam as relações sociais como suporte. Sob esta temática geral foram reunidos 25 artigos para este número 6 da Revista Croma, em linhas de exploração variadas e mantendo a elevada internacionalização da revista: mais de noventa por cento das publicações são exógenas à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ou do CIEBA, a sua unidade de investigação. Este é um indicador procurado e atingido de modo consistente em todos os exemplares publicados até hoje, e que se espera poder afirmar com continuidade. As diferentes perspetivas apresentadas nos variados artigos expõe a obra de autores que exploram dimensões relacionais ou perante as quais o espectador é convocado a deslocar o seu posicionamento, a desassossegar-se. A implicação surge como resultado da articulação expressiva dos recursos mais variados, em constante mistura, exibindo o modo como as dimensões materiais e ideais são fundadoras das diversas propostas. Nesta revista não há indiferença, há diferenças.