Sport tourism

O desporto e o turismo evoluíram através de processos dinâmicos, adaptativos e transformacionais resultantes da melhoria da qualidade de vida e da conquista do tempo livre das populações para o qual contribuiu a Revolução Industrial e a consequente emergência da sociedade do lazer e consumo. As suas...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Nunes, Paulo (author)
Other Authors: Colaço, Carlos (author), Ventura, Paulo (author), Pinto, Paulo Feytor (author), Pereira, Ana (author), Espada, Mário (author), Figueiredo, Teresa (author)
Format: article
Language:eng
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.26/11340
Country:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11340
Description
Summary:O desporto e o turismo evoluíram através de processos dinâmicos, adaptativos e transformacionais resultantes da melhoria da qualidade de vida e da conquista do tempo livre das populações para o qual contribuiu a Revolução Industrial e a consequente emergência da sociedade do lazer e consumo. As suas práticas assumem interesse económico indiscutível na perspetiva do desenvolvimento territorial, fomentando desenvolvimento humano, partilhando objetivos culturais e estilos de vida saudáveis, bem como promovendo a paz entre as nações e a qualidade de vida das pessoas, fonte de inspiração para converter sonhos em realidade. Nesse sentido, os desportos de ondas têm sofrido alterações significativas ao longo da sua existência, começando como simples prática desportiva informal, têm evoluído a nível competitivo e tem-se tornado num modo de vida que envolve em si, legiões de adeptos que cruzam continentes, praticantes ou espectadores, como se de uma peregrinação se trata-se. Os desportos de ondas são um segmento importante a estudar, pois permitirá compreender o fenómeno, perceber de que forma consegue gerar um crescimento sustentado, potenciador de novas oportunidades para a economia do mar e desenvolvimento de territórios que potenciam o seu acolhimento e prática. O objetivo do estudo prende-se com a apresentação de um protótipo de construção (ADP-WAVESPORTS) assente em princípios de sustentabilidade e inovação, que respeite os interesses e expectativas dos adeptos dos desportos de ondas, na sua dupla dimensão de praticantes e espectadores. ADP-WAVESPORTS apresenta uma arquitetura inovadora sendo ainda um protótipo adaptado a diferentes contextos e práticas dos desportos de ondas.