Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar

O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora gera...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Gabriela (author)
Outros Autores: Rasteiro, Ana (author), Loureiro, Ana (author), Nascimento, Ana (author), Genésio, Daniela (author), Cipriano, Mariana (author), Latas, Marlene (author), Pereira, Simone (author), Ana, Cruz-Ferreira (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/32894
http://hdl.handle.net/10174/32894
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/32894
Descrição
Resumo:O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde.