O uso do simulador de velhice em estudantes de enfermagem: uma scoping review

Contexto: O recurso à simulação, na formação de enfermeiros, tem aumentado nas últimas décadas e proporcionado a aquisição e desenvolvimento de várias competências. Contudo, os dados relativos à utilização específica do simulador de velhice encontram-se dispersos na literatura. Objetivo: Mapear inte...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Coelho, Adriana (author)
Outros Autores: Parola, Vitor (author), Duarte, Suzana Filomena Cardoso (author), Almeida, Maria de Lurdes Ferreira de (author), Apóstolo, João Luís Alves (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV17050
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.esenfc.pt:8719
Descrição
Resumo:Contexto: O recurso à simulação, na formação de enfermeiros, tem aumentado nas últimas décadas e proporcionado a aquisição e desenvolvimento de várias competências. Contudo, os dados relativos à utilização específica do simulador de velhice encontram-se dispersos na literatura. Objetivo: Mapear intervenções com o simulador de velhice, implementadas em estudantes de enfermagem. Método de revisão: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. A intervenção oscilou entre 1 e 3 horas de duração, entre a utilização do fato de simulação completo e apenas alguns constritores. Foram implementados instrumentos de avaliação de empatia e de eficácia na aprendizagem. Ambos os estudos foram implementados em estudantes do 2º ano da licenciatura. Conclusão: As características da intervenção, duração e os instrumentos de avaliação diferem entre estudos. Mais estudos devem ser realizados para determinar o efeito/vivências da implementação do simulador de velhice na aquisição e desenvolvimento de competências.