Contributo para o estudo do povoamento rural de <em>Igaedis (civitas Igaeditanorum)</em> através de um mapa de usos potenciais da terra (MUPT)

Para compreendermos a ocupação do território em torno de Idanha-a-Velha (capital da civitas Igaeditanorum) e as dinâmicas de povoamento que aí se desenvolveram, construímos um Mapa de Usos Potenciais da Terra que cruzámos com os assentamentos rurais romanos identificados em trabalhos de prospeção in...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lacerda, Sofia (author)
Outros Autores: Osório, Marcos (author), Carvalho, Pedro Jorge Cardoso de (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10316/101842
País:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/101842
Descrição
Resumo:Para compreendermos a ocupação do território em torno de Idanha-a-Velha (capital da civitas Igaeditanorum) e as dinâmicas de povoamento que aí se desenvolveram, construímos um Mapa de Usos Potenciais da Terra que cruzámos com os assentamentos rurais romanos identificados em trabalhos de prospeção intensiva. Esta cartografia digital arqueológica representa uma metodologia inovadora raramente aplicada em território português. Distingue-se da cartografia tradicional de solos pelo facto de ser contextual, permitindo ao investigador produzi-lo em função das particularidades do período a estudar.