Práticas policiais e cidadania a nível local: A participação dos cidadãos no contexto do policiamento comunitário “Alvalade mais seguro”

Quais os limites e motivações dos cidadãos para participarem na segurança a nível local? Partindo dos contributos teóricos sobre prácticas policiais e cidadania, em que os estudos sobre policiamento comunitário salientam a importância da participação dos cidadãos na construção da segurança a nível l...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Mónica Maria Alves Diniz de (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10071/4775
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4775
Descrição
Resumo:Quais os limites e motivações dos cidadãos para participarem na segurança a nível local? Partindo dos contributos teóricos sobre prácticas policiais e cidadania, em que os estudos sobre policiamento comunitário salientam a importância da participação dos cidadãos na construção da segurança a nível local e, os estudossobre cidadania, sugerem que a urbanidade, o capital social e a confiança nas instituições, são factores importantes para o estudo da participação, o trabalho vai analisar em que medida estes factores influenciam os cidadãos para serem co-produtores da segurança do espaço que habitam. A investigação é contextualizada no policiamento comunitário realizado pela Polícia Municipal de Lisboa, na zona de Alvalade, analisa os valores, atitudes e comportamentos dos comerciantes dessa zona face à participação dos cidadãos na segurança local. Os resultados do estudo sugerem duas tendências face à participação dos individuos na segurança local. Por um lado, um perfil de cidadania de cariz mais securitária, em que os indivíduos atribuem a responsabilidade pela segurança local às polícias e, por outro, um perfil mais activo e participativo dos cidadãos na responsabilidade sobre a segurança local.