Algoneurodistrofia Uma Entidade a Reconhecer

RESUMO A algoneurodistrofia é uma doença rara e subdiagnosticada, cujo diagnóstico é clínico e assenta nos sintomas típicos de dor neuropática, pseudoparalisia, tumefacção e sinais vasomotores e autonómicos num membro na ausência de lesão nervosa identificável. Em idade pediátrica apresenta geralmen...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Castanhinha, S. (author)
Outros Autores: Mendonça, V. (author), Vieira, C. (author), Miguel, C. (author), Vieira, M. (author), Carvalho, S. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.16/674
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/674
Descrição
Resumo:RESUMO A algoneurodistrofia é uma doença rara e subdiagnosticada, cujo diagnóstico é clínico e assenta nos sintomas típicos de dor neuropática, pseudoparalisia, tumefacção e sinais vasomotores e autonómicos num membro na ausência de lesão nervosa identificável. Em idade pediátrica apresenta geralmente um prognóstico favorável, sendo essencial o diagnóstico e a intervenção terapêutica multidisciplinar precoces para evitar sequelas ou evolução para a cronicidade. Os autores descrevem o caso de uma adolescente de 11 anos com algoneurodistrofia com evolução clínica favorável após diagnóstico e tratamento precoces. Pretendem com este caso alertar para a importância da sua identificação precoce, fazendo uma breve revisão desta entidade nosológica.