A nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa

O projeto de investigação no qual este livro se baseia procurou compreender a dimensão e as características dos novos movimentos da emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. Entre as principais questões a esclarecer encontra-se o...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Peixoto, João (author)
Outros Autores: Oliveira, Isabel Tiago de (author), Azevedo, Joana (author), Candeias, Pedro (author), Lemaître, Georges (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10451/25133
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/25133
Descrição
Resumo:O projeto de investigação no qual este livro se baseia procurou compreender a dimensão e as características dos novos movimentos da emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. Entre as principais questões a esclarecer encontra-se o caminho que Portugal irá seguir após a encruzilhada da crise mundial de 2008 e do resgate financeiro de 2011. Estarão os novos movimentos de emigração fortemente dependentes da conjuntura, vindo a desacelerar após uma eventual recuperação económica do país? Serão um tipo de movimento distinto, que cria novas formas de transnacionalismo, a partir do qual a existência de duplas residências e de duplas atividades não põe em causa as ligações e interesses económicos no país? Ou serão um indicador da perda de espessura da sociedade portuguesa, que pode assim ver-se sem muitas das suas elites e força de trabalho, acentuando o seu estatuto periférico na Europa? Num contexto de inúmeros debates sobre a nova emigração portuguesa, este livro fornece respostas fundamentadas e sérias, contribuindo decisivamente para a reflexão e o conhecimento desta temática com consequências para o nosso futuro.