Análise da prática de actividade física e sedentarismo dos adolescentes da cidade de Beja (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Beja)

Com este trabalho pretendia-se identificar a prática de Actividade Física e os Hábitos de Sedentarismo dos jovens adolescentes do concelho de Beja. Para isso utilizou-se uma amostra de 334 alunos, representativa dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, com uma média de idades de 14,5 anos. Os dados for...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Loureiro, Vânia (author)
Other Authors: Loureiro, Nuno (author), Murta, Luís (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/20.500.12207/486
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/486
Description
Summary:Com este trabalho pretendia-se identificar a prática de Actividade Física e os Hábitos de Sedentarismo dos jovens adolescentes do concelho de Beja. Para isso utilizou-se uma amostra de 334 alunos, representativa dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, com uma média de idades de 14,5 anos. Os dados foram recolhidos por questionário. Concluímos que existem diferenças entre os géneros no que se refere à prática da AF, sendo os rapazes quem mais pratica. Relativamente à intensidade e ao esforço aplicado na AF, os rapazes percepcionam que aplicam um intenso esforço nas actividades e as raparigas algum esforço. Quanto aos comportamentos sedentários, são as raparigas quem realizam mais, no entanto as preferências de ambos os géneros recaem maioritariamente sobre o visionamento de TV.