Utilização sustentável de águas residuais e resíduos orgânicos

São objectivos deste trabalho estudar a utilização sustentada de águas residuais na rega e de resíduos orgânicos como fertilizantes, nas condições agro-climáticas da região da Beira Interior e, em culturas alternativas às tradicionais. Tenta-se assim contribuir para aumentar a viabilidade económicas...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Monteiro, M.C.H. (author)
Other Authors: Delgado, F.M.G. (author), Carneiro, J.P. (author), Águas, P.M.P. (author), Monteiro, J.S.T. (author), Frazão, F. (author), Águas, M.J.A.C. (author), Cruz, A.P. (author), Cerdeira, A.E.L. (author), Calmeiro, J.A. (author), Carvalho, A.M.M. (author), Rijo, M. (author)
Format: report
Language:por
Published: 2010
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.11/158
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/158
Description
Summary:São objectivos deste trabalho estudar a utilização sustentada de águas residuais na rega e de resíduos orgânicos como fertilizantes, nas condições agro-climáticas da região da Beira Interior e, em culturas alternativas às tradicionais. Tenta-se assim contribuir para aumentar a viabilidade económicas das explorações agrícolas, não só pela introdução de tais culturas, mas também pela introdução de novos factores de produção e tecnologias mais económicas. Como culturas alternativas utilizar-se-á o triticale, cultura arvense especialmente vocacionada para explorações de grande dimensão, nomeadamente em substituição do tradicional centeio e flores de corte, produzidas em estufa. Para cumprir com os objectivos atrás mencionados, avaliou-se a viabilidade de utilização de água residual na rega, quer das flores de corte, quer do milho forrageiro. A água residual utilizada era proveniente do tratamento secundário pelo processo das lamas activadas, efectuado na ETAR Sul de Castelo Branco. Esta água residual foi sujeita a um processo de desinfecção por cloragem, testando-se também o efeito deste tratamento sobre algumas características do solo e das plantas. Estudou-se também, a viabilidade de utilização como fertilizantes de alguns resíduos orgânicos (lamas de depuração, lamas celulósicas e chorumes) numa rotação triticale-milho forrageiro. Testou-se a utilização de diferentes metodologias de aplicação de lamas de depuração líquidas e chorumes (tradicional, em banda e por injecção), bem como a utilização de diferentes técnicas de sementeira (tradicional e mobilização mínima).