Transtornos Mentais Orgânicos em um Ambulatório de Saúde Mental Brasileiro

Este estudo objetivou verificar as características sociodemográficas e a necessidade de internação em unidade psiquiátrica dos pacientes diagnosticados com o transtorno mental orgânico em tratamento em um serviço ambulatorial de saúde mental. Os dados foram extraídos dos prontuários de todos os paci...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Reis,Leonardo Naves dos (author)
Other Authors: Pereira,Sandra de Souza (author), Cardoso,Lucilene (author), Gherardi-Donato,Edilaine Cristina da Silva (author)
Format: article
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000100008
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S1647-21602013000100008
Description
Summary:Este estudo objetivou verificar as características sociodemográficas e a necessidade de internação em unidade psiquiátrica dos pacientes diagnosticados com o transtorno mental orgânico em tratamento em um serviço ambulatorial de saúde mental. Os dados foram extraídos dos prontuários de todos os pacientes em tratamento no referido serviço. Comparou-se o perfil dos pacientes diagnosticados com transtornos orgânicos com o perfil geral de pacientes do local. Comparou-se ainda os percentuais de pacientes que já necessitaram de internação psiquiátrica com transtornos orgânicos e outros diagnósticos. Constatou-se que a maioria dos pacientes diagnosticados com o transtorno mental orgânico, são do gênero masculino, com média de idade de 56,72 anos, nível de escolaridade predominante ensino fundamental, e que 24% já necessitaram de internação. Definiu-se então o perfil do paciente com transtorno orgânico, em grande parte dos casos como sendo homem, de idade acima da verificada da média observada no serviço de saúde, de baixa escolaridade e que muitas vezes pode necessitar de hospitalização psiquiátrica.