Paralisia do plexo braquial – uma manifestação rara de infeção osteo-articular

Introdução: A paralisia do plexo braquial é uma entidade rara após o período neonatal. Resulta habitualmente de mecanismos físicos, mas pode estar relacionada com infeções osteo- articulares. Há poucos casos descritos de associação entre estas infeções e a paralisia secundária a neuropatia. Na maior...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moutinho, A. (author)
Outros Autores: Valério, M. (author), Marques, I. (author), Carruscal, C. (author), Vieira, J. (author), Tavares, D. (author), Neves, M. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.16/1844
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/1844
Descrição
Resumo:Introdução: A paralisia do plexo braquial é uma entidade rara após o período neonatal. Resulta habitualmente de mecanismos físicos, mas pode estar relacionada com infeções osteo- articulares. Há poucos casos descritos de associação entre estas infeções e a paralisia secundária a neuropatia. Na maioria dos casos a manifestação mais frequente é a pseudo-paralisia ou fraqueza aparente do membro afetado. Casos Clínicos: Descrevem-se três casos de infeção osteo- articular manifestada por provável paralisia braquial sem os sinais sistémicos típicos de infeção. O tempo decorrido do início da doença ao estabelecimento do diagnóstico diferiu entre os casos, bem como as intervenções terapêuticas e o resultado. Discussão: A infeção osteo-articular pode passar despercebida na infância. Alerta-se para esta manifestação rara de infecção osteo-articular, de forma a evitar o atraso no diagnóstico e as respetivas sequelas.