Aplicação de ferramentas Lean e de melhoria contínua em processos produtivos no setor da indústria têxtil : o caso da Têxtil Manuel Gonçalves, S.A.

Desde a sua origem, até aos dias de hoje, a filosofia lean thinking tem vindo a progredir, principalmente devido aos seus percursores e a todas as empresas que lhes servem de referência. É a constante competitividade entre as diferentes empresas à escala mundial que semeia a constante necessidade de...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Cunha, João Miguel Simões da (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2019
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.26/29601
Country:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29601
Description
Summary:Desde a sua origem, até aos dias de hoje, a filosofia lean thinking tem vindo a progredir, principalmente devido aos seus percursores e a todas as empresas que lhes servem de referência. É a constante competitividade entre as diferentes empresas à escala mundial que semeia a constante necessidade de coexistir um foco na redução de desperdícios. É através desta redução que as grandes empresas conseguem afirmar a sua posição no mercado e obter margens mais competitivas nos seus produtos. O relatório que se apresenta nas páginas que se seguem tem por base a necessidade identificada na redução dos seus desperdícios pela TMG FABRICS, cuja atividade principal se centra na produção de tecidos para vestuário. Alguns deles eram visíveis e outros eram invisíveis, sendo estes últimos mais difíceis de quantificar. Numa fase inicial, é apresentado, resumidamente, o conjunto de ferramentas/soluções lean utilizadas com base em bibliografia de referência. Posteriormente, aplicam-se algumas dessas ferramentas (como por exemplo, o diagrama de causa-efeito, 5W, 5S, 5W2H) na resolução de alguns problemas identificados pela empresa. É apresentada, detalhadamente, a abordagem dos problemas em questão com foco naquilo que é a essência do ciclo PDCA numa perspetiva de melhoria contínua. Os resultados obtidos incidem na redução de “mudas”. A título de exemplo, foi possível obter uma melhoria de aproximadamente 50% relativamente ao tempo de tratamento de fio em armazém (desde a sua entrada no mesmo até à saída para o setor da urdissagem). No final, apresenta-se um conjunto de propostas para desenvolvimentos futuros com base em algumas soluções lean abordadas no relatório. Propostas como a utilização dos 6S no setor da tecelagem, o recurso à metodologia Hoshin Kanri no desdobramento da estratégia e a implementação do trabalho uniformizado (standard work) são alguns exemplos destas propostas.