Infeções vasculares protésicas - uma revisão narrativa

As infeções vasculares protésicas continuam a ser um desafio médico complexo. A evolução da flora hospitalar e o desenvolvimento da cirurgia vascular têm contribuído para uma mudança na realidade das infeções protésicas, tornando imperativo conhecer o contexto microbiológico atual destas infeções pa...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo,Ryan Gouveia e (author)
Outros Autores: Santos,Carla Mimoso (author), Fernandes e Fernandes,Ruy (author), Garrido,Pedro (author), Pedro,Luís Mendes (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-706X2019000400005
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S1646-706X2019000400005
Descrição
Resumo:As infeções vasculares protésicas continuam a ser um desafio médico complexo. A evolução da flora hospitalar e o desenvolvimento da cirurgia vascular têm contribuído para uma mudança na realidade das infeções protésicas, tornando imperativo conhecer o contexto microbiológico atual destas infeções para o seu adequado tratamento. Estas infeções dependem de fatores endógenos e exógenos e variam consoante o tempo de apresentação, localização da prótese vascular e ambiente microbiológico do doente. A morbimortalidade associada a este diagnóstico é elevada e o tratamento deve ser adaptado ao doente em questão, sendo necessário conhecer o microrganismo e as várias possibilidades de tratamento existentes. O conhecimento dos fatores predisponentes da infeção protésica vascular, o seu reconhecimento precoce e prevenção deve ser realizada em todos os doentes e num contexto de cuidados de saúde multidisciplinares.