A malnutrição associada à doença e as suas repercussões em Portugal

A malnutrição associada à doença é frequente do ponto de vista clínico, apresentando elevada morbilidade, mortalidade e impacto na qualidade de vida, em especialidades como a medicina interna, a oncologia, a neurologia, a gastroenterologia e a pediatria, entre outras. Estudos realizados em Portugal...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marinho, Anibal (author)
Outros Autores: Lopes, Ana (author), Sousa, Gabriela (author), Antunes, Henedina (author), Fonseca, Jorge (author), Mendes, Lino (author), Carvalho, Mamede de (author), Veríssimo, Manuel Teixeira (author), Carvalho, Nuno (author), Alves, Paula (author), Alves, Paulo (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.21/9797
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9797
Descrição
Resumo:A malnutrição associada à doença é frequente do ponto de vista clínico, apresentando elevada morbilidade, mortalidade e impacto na qualidade de vida, em especialidades como a medicina interna, a oncologia, a neurologia, a gastroenterologia e a pediatria, entre outras. Estudos realizados em Portugal estimam existirem cerca de 40% de doentes em risco nutricional à data da admissão hospitalar, dependendo do estadio da doença e do grau/severidade. O custo da hospitalização destes doentes, é cerca de 20% superior ao dos doentes com o mesmo grupo de diagnóstico homogéneo, mas sem risco nutricional associado. No nosso país, o acesso dos doentes malnutridos a avaliação, aconselhamento e tratamento nutricional adequados ainda é limitado, mesmo em ambiente hospitalar. Um conhecimento detalhado da malnutrição associada à doença nas referidas especialidades, permitiria uma melhor caracterização da situação em Portugal, e permitiria estabelecer uma estratégia de intervenção clínica e terapêutica, para melhorar este panorama e as suas consequências no nosso país.