O Educador como Prático Reflexivo

De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo forma...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinheiro, Ana (author)
Outros Autores: Neves, Maria Ivone (author), Pinho, Rute (author), Santos, Vera (author), Oliveira, Cláudia (author), Marques, Marta (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2008
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/20.500.11796/909
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/909
Descrição
Resumo:De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação.