Arte Fantástica em Portugal

O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa celebrou os 200 anos de Edgar Allan Poe (1809-1849), com o colóquio internacional Poe e Criatividade Gótica, organizado pelo grupo de investigação de Estudos Americanos, em parceria com instituições culturais de Lisboa, de 18 a 20 de Março. N...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Vale de Gato, Margarida, 1973- (author)
Other Authors: Lima, Maria Antónia (author), Macedo, António (author), Ribeiro, Fernando (author), Abranches, Filipe (author), Melo, Filipe (author), Ribeiro, Paula (author)
Format: other
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10451/6795
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/6795
Description
Summary:O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa celebrou os 200 anos de Edgar Allan Poe (1809-1849), com o colóquio internacional Poe e Criatividade Gótica, organizado pelo grupo de investigação de Estudos Americanos, em parceria com instituições culturais de Lisboa, de 18 a 20 de Março. Na Casa Fernan- do Pessoa, houve comunicações sobre Poe em Portugal, uma leitura encenada de poesia e um debate que reuniu cinco criadores, representativos da vocação interdisciplinar do género. A moderadora, Maria Antónia Lima, professora associada da Universidade de Évora, e autora de O Terror e a Literatura Norte-Americana, lançou o mote, citando Allen Ginsberg – "tudo leva a Poe" – e desafiou os participantes com três questões: i. qual a influência de poe para o universo criativo das artes a que se dedicam?; ii. qual a linhagem do fantástico nas diferentes áreas artísticas em portugal?; iii. a arte do terror pode matar? haverá uma estética perversa que convida ao crime e à violência na sociedade?