A disfunção dopaminérgica mesolímbica na psicose: uma revisão da literatura

Introdução: Desde há algumas décadas que se pensa que uma hiperactividade dopaminérgica da via mesolímbica esteja implicada na génese dos sintomas positivos da esquizofrenia. Objectivos: Nesta revisão da literatura procurámos interligar as várias áreas do conhecimento actual, procurando fazer a pont...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moura, P (author)
Outros Autores: Couto, F (author), Abreu, M (author), Vian, J (author), Moura, T (author), Frade, P (author), Levy, P (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.10/1625
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1625
Descrição
Resumo:Introdução: Desde há algumas décadas que se pensa que uma hiperactividade dopaminérgica da via mesolímbica esteja implicada na génese dos sintomas positivos da esquizofrenia. Objectivos: Nesta revisão da literatura procurámos interligar as várias áreas do conhecimento actual, procurando fazer a ponte com a prática clínica. Métodos: Foi efectuada uma pesquisa sistemática da literatura em inglês, até Abril de 2014 através da PUBMED utilizando como termos MeSH (medical subject headings) “mesolimbic” e “psychosis”, tendo-se incluído revisões da literatura. Resultados e Conclusões: Foram encontrados 111 artigos, tendo-se excluído 56 por, após leitura do resumo, se concluir que não estavam relacionados com o tema. Dos restantes 55 foram seleccionados 14 artigos tendo sido mantidas as abreviaturas em inglês para facilitar a sua consulta posterior. São apresentadas evidências sobre o papel desempenhado por vários sistemas reguladores no desenvolvimento dos sintomas positivos associados não apenas a esta doença mas às várias perturbações em que ocorrem, assim como a possível relação entre esses vários factores. Entre os vários sistemas discutidos conta-se a influência do neurodesenvolvimento, da regulação pelos receptores nicotí- nicos da acetilcolina, a influência dos canais de potássio KCNQ, a regulação por péptidos neurotransmissores, pela adenosina e pela fosfodiesterase 10A, assim como avanços na compreensão da etiologia da esquizofrenia. Trata-se, portanto, de um enunciado do substrato neurobiológico dos sintomas positivos.