Projeto WineWATERFootprint – determinação da pegada hídrica na fileira vitivinícola

As alterações climáticas e a escassez de água daí decorrente têm levantado preocupações junto do setor agrícola, e em particular na fileira vitivinícola, devido ao impacto que esta escassez tem na produtividade e qualidade do vinho. O uso eficiente dos recursos naturais e a subsequente redução dos c...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Saraiva, Artur (author)
Other Authors: Oliveira, Adelaide (author), Ferreira, Albertina (author), Loureiro, Ana Cláudia (author), Paulo, Ana (author), Grifo, Anabela (author), Ribeiro, António E. (author), Mira, Helena (author), Maurício, José (author), Ferreira, Luís (author), Rodrigues, Gonçalo (author), Silvestre, José (author), Feliciano, Manuel (author), Oliveira e Silva, Pedro (author), Oliveira, Margarida (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/22367
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22367
Description
Summary:As alterações climáticas e a escassez de água daí decorrente têm levantado preocupações junto do setor agrícola, e em particular na fileira vitivinícola, devido ao impacto que esta escassez tem na produtividade e qualidade do vinho. O uso eficiente dos recursos naturais e a subsequente redução dos custos de produção através da adoção de práticas mais sustentáveis é hoje um objetivo dos vitivinicultores. O projeto WineWATERFootprint pretende avaliar a pegada hídrica na fileira vitivinícola através do desenvolvimento de uma metodologia aplicada a estudos de caso. A determinação da pegada hídrica na vinha e no vinho, bem como a avaliação da sua sustentabilidade, permitirá identificar pontos críticos e ineficácias no processo passíveis de mitigação. Com o conhecimento adquirido pretende-se propor e concretizar medidas de gestão da água que reduzam 10% da pegada hídrica. Este projeto terá ainda como output uma aplicação computacional, user friendly, para o cálculo das pegadas azul, verde e cinzenta, de forma independente, na vinha e na adega. O consórcio deste projeto é constituído por 5 instituições de ensino e investigação e por stakeholders, o que no seu conjunto permite o desenvolvimento de sinergias que potenciem a criação do conhecimento e a inovação desta cadeia de valor.