Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)

O objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percu...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Lourencetti, Fernanda de Lima (author)
Format: article
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/23382
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/23382
Description
Summary:O objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui- lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo.