Estilos de vinculação na adultez emergente: que relação com a parentalidade helicóptero, diferenciação do self e perturbação emocional?

A literatura tem realçado a associação entre os estilos de vinculação da infância e os da idade adulta, sugerindo que as relações de vinculação têm implicações no desenvolvimento emocional e social e na emergência de perturbação emocional, ao longo do ciclo de vida. O presente estudo pretendeu: (1)...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Magalhães, Sofia Pinto de (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10437/9771
País:Portugal
Oai:oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9771
Descrição
Resumo:A literatura tem realçado a associação entre os estilos de vinculação da infância e os da idade adulta, sugerindo que as relações de vinculação têm implicações no desenvolvimento emocional e social e na emergência de perturbação emocional, ao longo do ciclo de vida. O presente estudo pretendeu: (1) analisar a relação entre as dimensões Ansiedade, Confiança nos outros, Conforto com a proximidade, a Parentalidade helicóptero do pai e da mãe, a Diferenciação do self e a Perturbação emocional; (2) identificar os estilos de vinculação, a partir das dimensões Ansiedade, Confiança nos outros e Conforto com a proximidade; e (3) analisar as diferenças entre a Parentalidade helicóptero do pai e da mãe, a Diferenciação do self e a Perturbação emocional, em função dos estilos de vinculação identificados. Para este fim, recorreu-se a uma amostra de 259 adultos emergentes (M = 23.12, DP = 3.34), e foi desenvolvido um estudo transversal. Foram identificados três estilos de vinculação: Preocupado, Evitante e Seguro. Os resultados mostraram que: os adultos emergentes com um estilo de vinculação Preocupado apresentaram níveis mais elevados de Parentalidade helicóptero do pai e da mãe, de Perturbação emocional, e níveis mais baixos de Diferenciação do self”; o grupo com um estilo de vinculação Seguro apresentou níveis mais baixos de Parentalidade helicóptero do pai e da mãe, de Perturbação emocional, e níveis mais elevados de Diferenciação do self. São discutidas as implicações para a prática e para a literatura nas áreas da vinculação, psicologia da família e psicopatologia do desenvolvimento.