Morbimortalidade anual num Serviço de Cirurgia Geral: metodologia e análise de 2012

A análise da morbimortalidade é uma ferramenta imprescindivel em qualquer Serviço de Cirurgia permitindo a revisão de estratégias e procedimentos de segurança. Uma análise periódica, objectiva e detalhada é igualmente um critério de qualidade e excelencia. Análise descritiva da morbimortalidade no n...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, A (author)
Outros Autores: Rocha, R (author), Marinho, R (author), Justino, M (author), Sousa, M (author), Tomás, R (author), Pignatelli, N (author), Nunes, V (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.10/1139
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1139
Descrição
Resumo:A análise da morbimortalidade é uma ferramenta imprescindivel em qualquer Serviço de Cirurgia permitindo a revisão de estratégias e procedimentos de segurança. Uma análise periódica, objectiva e detalhada é igualmente um critério de qualidade e excelencia. Análise descritiva da morbimortalidade no nosso serviço. Avaliar o valor predictivo do score de morbimortalidade aplicado e variáveis associadas a morbimortalidade. Estudo observacional, analítico, longitudinal, retrospectivo. Foram incluidos todos os doentes submetidos a cirurgia major, apendicectomia e colecistectomia no ano de 2012. Foi calculada a morbimortalidade observada e prevista utilizado o score P-POSSUM e descrita de acordo com a classificação de Clavien-Dindo no global e por subgrupos em função da área anatómica. No ano de 2012 foram operados 2313 no nosso Serviço. Foram incluidos 1217 com idade média = 54,0+-18,16, 42,7% do sexo feminino, 16,4% cirurgia urgente. Morbilidade major=6,7% (39,0% Clavien II, 36,4% Clavien III, 4,9% Clavien IV). Mortalidade=1,6%: 65% em cirurgia de urgencia, 75% por descompensação de patologia médica subjacente. Sem diferença estatisticamente significativa na distribuição por áras anatómicas. A morbilidade global estimada pelo PPOSSUM foi de 12,05% e a mortalidade de 1,06%. A razão entre morbilidade e mortalidade estimada/observada foi de 1,8 e 0,65 respectivamente. Idade superior e cirurgia de urgencia assciaram-se a morbilidade e mortalidade. P-POSSUM sobrestimou morbilidade cirurgica e subestimou mortalidade cirurgica. Os factores de risco para morbimortalidade foram a idade superior e cirurgia de urgencia. A morbimortalidade foi independente da distribuição da cirurgia por áreas anatómicas.