Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade

O significado atribuído ao fenómeno “aprender” é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O est...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rosário, Pedro (author)
Other Authors: Mendes, Maria Teresa (author), Grácio, Maria Luísa (author), Chaleta, Elisa (author), Núñez Perez, José Carlos (author), González-Pienda, Júlio A. (author), Hernández-Pina, Fuensanta (author)
Format: article
Language:por
Published: 2006
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/11852
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11852
Description
Summary:O significado atribuído ao fenómeno “aprender” é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pessoas sobre as várias facetas do fenómeno aprender. O principal objectivo centra-se no mapeamento das concepções de aprendizagem de alunos do 5.º ano de escolaridade e dos seus pais (encarregados de educação). Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e tratados qualitativa e quantitativamente. Os resultados sugerem que os pais conceptualizam o aprender maioritariamente como algo processual e experiencial, enquanto os filhos o conceptualizam sobretudo desde uma perspectiva processual e instrumental. São discutidas implicações destes dados para o processo de aprendizagem.