Caracterização de materiais compósitos à base de gesso FGD

Este estudo visa a valorização de diversos subprodutos industriais como o gesso da dessulfuração de gases de combustão das centrais termoeléctricas, designado convencionalmente por gesso FGD (“flue gas desulfurization”), o re-granulado de cortiça resultante do fabrico de placas de aglomerado negro d...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Camões, Aires (author)
Outros Autores: Cardoso, César José Lopes (author), Cunha, Sandra Raquel Leite (author), Vasconcelos, Graça (author), Medeiros, Pedro (author), Eires, R. (author), Jalali, Said (author), Lourenço, Paulo B. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/25789
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25789
Descrição
Resumo:Este estudo visa a valorização de diversos subprodutos industriais como o gesso da dessulfuração de gases de combustão das centrais termoeléctricas, designado convencionalmente por gesso FGD (“flue gas desulfurization”), o re-granulado de cortiça resultante do fabrico de placas de aglomerado negro de cortiça e as fibras têxteis resultantes da reciclagem de pneus usados. Os materiais compósitos resultantes das misturas destes subprodutos podem ser conformados por dois processos distintos, a moldagem e a prensagem, obtendo-se produtos com características distintas. Por moldagem obtêm-se um compósito leve e por prensagem obtêm-se um material mais denso, com maiores resistências mecânicas e melhor acabamento superficial. Estes compósitos poderão ter várias aplicações na construção, nomeadamente no fabrico de blocos para paredes interiores dos edifícios. Neste contexto, foi realizada uma campanha experimental de modo a determinar as características mecânicas dos referidos compósitos no sentido de validar a sua aplicabilidade na construção.