O Centro Promotor dos Melhoramentos das Classes Laboriosas. Integração e rutura na sociedade liberal portuguesa (1852 –1873)

Durante décadas o Centro Promotor funcionou como o grande pilar do movimento operário português, estando completamente integrado na sociedade liberal. Neste artigo pretendemos analisar a integração e a rutura do movimento operário na sociedade liberal através o Centro Promotor, entre 1850 a 1873. Um...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lázaro, J. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10071/20112
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20112
Descrição
Resumo:Durante décadas o Centro Promotor funcionou como o grande pilar do movimento operário português, estando completamente integrado na sociedade liberal. Neste artigo pretendemos analisar a integração e a rutura do movimento operário na sociedade liberal através o Centro Promotor, entre 1850 a 1873. Uma baliza cronológica caracterizada por um despontar de um movimento operário ordeiro e conciliador com o regime liberal que, mais tarde, vai ser substituído por uma outra geração de socialistas mais radical que provoca a desintegração do movimento operário no regime liberal.