Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico

O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (m...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Conboy, Joseph (author)
Other Authors: Carvalho, Carolina (author), Santos, João (author), Gama, Ana Paula (author), Tavares, David (author), Fonseca, Jesuína (author), Martins, Dulce (author), Salema, Maria Helena (author), Fiúza, Edite (author)
Format: article
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.21/6365
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6365
Description
Summary:O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.