A prevalência do conceito comunitário de empresa na política da concorrência da União Europeia (o entendimento de empresa)

A empresa e a afectação da concorrência constituem o interveniente principal do comportamento que poderá dar origem à intervenção da Comissão Europeia nos processos de concorrência. Porém, surgem dificuldades em conhecer o conceito comunitário de empresa porque a fonte primária do direito comunitári...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Maria Manuela Magalhães (author)
Other Authors: Alves, Dora Resende (author)
Format: article
Language:por
Published: 2017
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11328/1748
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.uportu.pt:11328/1748
Description
Summary:A empresa e a afectação da concorrência constituem o interveniente principal do comportamento que poderá dar origem à intervenção da Comissão Europeia nos processos de concorrência. Porém, surgem dificuldades em conhecer o conceito comunitário de empresa porque a fonte primária do direito comunitário não o define. Trata-se de um conceito transnacional, que não pode ser buscado nas legislações internas, onde, consoante o ordenamento jurídico de cada Estado-Membro, podemos encontrar conteúdos distintos. Contudo, para efeitos de aplicação do direito da concorrência na União Europeia, o conceito de empresa é um conceito comunitário e pretoriano, resultante da jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia.