Building Information Modelling (BIM) no contexto dos edifícios antigos

A crescente adoção de metodologias ‘Building Information Modelling’ (BIM) em toda a cadeia de valor da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) por parte dos profissionais envolvidos, bem como a crescente consciencialização por parte de donos de obra/clientes e entidades go...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azenha, Miguel (author)
Outros Autores: Masciotta, Maria Giovanna (author), Sousa, Gabriel (author), Alarcon, Carlo (author), Morais, Maria José Cruz (author), Sena-Cruz, José (author), Oliveira, Daniel V. (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2018
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/58488
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58488
Descrição
Resumo:A crescente adoção de metodologias ‘Building Information Modelling’ (BIM) em toda a cadeia de valor da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) por parte dos profissionais envolvidos, bem como a crescente consciencialização por parte de donos de obra/clientes e entidades governamentais, têm contribuído para a expansão dos domínios de aplicabilidade desta metodologia a âmbitos cada vez mais alargados. A aplicação BIM ao contexto de construções históricas é sem dúvida um desses âmbitos, apresentando um conjunto de desafios específicos que são objeto de discussão neste artigo. Com efeito, apresentam-se importantes desafios no contexto da digitalização e modelação dos edifícios existentes, que podem ser com recurso a técnicas que tendem a generalizar-se como por exemplo: varrimento laser, fotogrametria com VANT (veículos aéreos não tripulados) e fotografia 360º. O contexto de utilização BIM nas construções históricas pode entender-se com a mesma abrangência de dimensões e usos aplicáveis em construções novas, compreendendo realidades de projeto, gestão da construção e gestão de operações e manutenção. O presente artigo apresenta uma visão integrada de todos estes processos, com ênfase sobre os desafios que se colocam às metodologias BIM em face das especificidades das construções históricas. É finalmente dada uma importância especial a uma nova metodologia de gestão/conservação de construções históricas que se encontra em fase de desenvolvimento na Universidade do Minho: o projeto HeritageCare.