Formulário interativo de avaliação pré-anestésica desenvolvido em Portugal

A falta de especificidade do software clínico é uma desvantagem para o trabalho do anestesiologista. Frequentemente parâmetros relevantes são descurados e outros menos necessários são excessivamente detalhados o que diminui a adesão às tecnologias. A dispersão da informação por várias plataformas e...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Roberto, Paulo (author)
Other Authors: Pinheiro, Filipe (author), Silva, Carla (author), Lapa, Teresa (author), Bernardino, Ana (author), Cortesão, Joana (author), Gonçalves, Joana (author), Lopes, Messias (author), Tavares, Edith (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.25751/rspa.3676
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3676
Description
Summary:A falta de especificidade do software clínico é uma desvantagem para o trabalho do anestesiologista. Frequentemente parâmetros relevantes são descurados e outros menos necessários são excessivamente detalhados o que diminui a adesão às tecnologias. A dispersão da informação por várias plataformas e a caligrafia prejudicam o registo e análise retrospetiva. O custo da aquisição de software comercial limita a informatização dos serviços, em particular na atual conjuntura económica. Os autores desenvolveram um formulário interativo em Português que automaticamente categoriza a informação numa base de dados. A plataforma foi criada sem custos para o hospital em MSExcel® e implementada em 2010. Não necessita de instalação e é compatível com os programas existentes nos computadores do hospital piloto. O formulário de avaliação pré-anestésica inclui questões de escolha múltipla, caixas de texto predefinido e livre. Algoritmos determinam em tempo real o risco de náuseas e vómitos (Apfel), risco cardíaco associado à cirurgia (ESC guidelines) e exames preoperatorios (NICE guidelines). O relatório clínico pode ser digital ou impresso. Os autores estão convictos que esta plataforma permite uniformizar registos, minimizar omissões, melhorar a gestão de informação e a comunicação com outras especialidades. Contribui como recurso educacional e facilita a recolha de dados estatísticos, o que pode traduzir-se num aumento da qualidade e segurança. Os autores acreditam que o desenvolvimento integral por anestesiologistas, na perspectiva de utilizadores, é uma mais-valia. A disponibilização gratuita em http://www.anestesia.pt pretende estimular a creatividade e auxiliar na conceção de sistemas digitais adaptados à anestesiologia.