Atitudes de crianças de 8-10 anos e de suas mães sobre brincar: estudo exploratório

É objetivo deste estudo analisar atitudes de crianças e mães relativamente a comportamentos, atividades e ambientes de brincar. Foram obtidas 43 respostas de mãe e sua criança (8,74±,62 anos, 27 meninas) a questionários individuais (1,2), durante maio de 2021. Os resultados revelaram duas atitudes d...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Catela, David (author)
Other Authors: Seabra, Ana Paula (author), Dória, Matilde (author), Sambú, Sabina (author), Alendouro, Natacha (author), Serrão-Arrais, Ana (author)
Format: bookPart
Language:por
Published: 2022
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.15/3848
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3848
Description
Summary:É objetivo deste estudo analisar atitudes de crianças e mães relativamente a comportamentos, atividades e ambientes de brincar. Foram obtidas 43 respostas de mãe e sua criança (8,74±,62 anos, 27 meninas) a questionários individuais (1,2), durante maio de 2021. Os resultados revelaram duas atitudes distintas por parte das mães, as mais cautelosas, supervisoras e orientadoras; e, as mais informais, facilitadoras e delegadoras. Também nas crianças se detetam duas atitudes- a da criança imersiva, exigindo mais tempo livre e mais tempo para brincar, desejando que a sua comunidade organize atividades; e a da criança que não gosta que lhe diga o que fazer, aborrecida por não ter o que fazer depois da escola e desejosa de atividades divertidas.