O papel do divertimento e das determinantes motivacionais na persistência da prática de exercício físico

Como objetivo deste trabalho, definiu se analisar os efeitos indiretos de determinantes motivacionais no divertimento e na persistência em praticantes de exercício físico regular. Parti ciparam ao todo 967 praticantes de exercício em ginásio e health clubs, com idades compreendidas entre 18 e 65 ano...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues, Filipe (author)
Other Authors: Teixeira, Diogo (author), Macedo, Rita (author), Neiva, Henrique (author), Cid, Luis (author), Monteiro, Diogo (author)
Format: article
Language:por
Published: 2022
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.15/3983
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3983
Description
Summary:Como objetivo deste trabalho, definiu se analisar os efeitos indiretos de determinantes motivacionais no divertimento e na persistência em praticantes de exercício físico regular. Parti ciparam ao todo 967 praticantes de exercício em ginásio e health clubs, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos (M=45,08; DP=13,76). Todos os participantes tinham mais de 6 meses de expe riência regular em exercício físico. Os participan tes preencheram ao todo questionários traduzidos e validados para a língua portuguesa no contexto do exercício físico, que examinavam a perceção dos comportamentos interpessoais, as necessida des psicológicas básicas, a regulação da motiva ção e o divertimento. A persistência foi medida através de registos eletrónicos, considerando um praticante persistente aquele que tivesse uma fre quência semanal similar aquela auto-reportada no momento inicial. A maioria das regressões são significativas, confirmado os pressupostos da lite ratura existente. Os efeitos indiretos mostram que o divertimento desempenha um papel crucial na persistência, tanto por via motivação autónoma, como por via motivação controlada. Em suma, atividades promotoras do prazer que os pratican tes de ginásio e health club experienciam durante a prática de exercício físico poderão ser a variável chave na persistência a longo prazo.